PASSEIO PARQUE BOTÂNICO
Bolsistas PIBID e Professora Supervisora Vilma, juntamente com alunos da E.E.E.F.M. HEITOR VILLA LOBOS, realizaram na tarde de hoje um passeio educativo no Parque Botânico de Ariquemes/RO, onde foi mostrada a importância da preservação ambiental.
Neste mesmo passeio foram evidenciadas as características biológicas de animais e plantas do local, entre os assuntos abordados, foi falado a respeito da qualidade da água do lago nos períodos de estiagem (ausência de chuvas - entre os meses de Maio a Novembro) e o porque da água apresentar colorações diferentes de quando no período das chuvas.
Também foi abordada as características dos peixes(tambaqui, traíra, pirarucu, etc) presentes na lagoa. Foi comentado a respeito dos nomes dos peixes, suas características comerciais na região, as formas que utilizam para se alimentarem, etc ... como curiosidade foi mencionado o nome do PIRARUCU - PIRA=peixe / URUCUM=cor vermelha, ou seja, na língua indígena, 'peixe vermelho'!!
Os alunos guiados pela professora Vilma e bolsistas PIBID compartilharam de momentos de confraternização com o meio ambiente numa tarde favorável.
Em algumas paradas 'estratégicas' para descanso, o assunto acontecia junto com as explicações 'biológicas' dos bolsistas PIBID, onde evidenciaram vários assuntos pertinentes ao passeio e aos conteúdos da disciplina de BIOLOGIA que os alunos aprendem em sala de aula, mas agora, de uma forma menos 'engessada', dentro de uma floresta, literalmente envolvidos pelo meio ambiente agradável!!
No final do passeio a foto da galera toda envolvida com a energia positiva do local!!
Vale ressaltar a importância da preservação e manutenção do ambiente local, assim como a responsabilidade em orientar as pessoas que ali frequentam e, para isso, a SEMA utiliza de placas informativas bem localizadas dentro do Parque Botânico.
A identificação das espécies arbóreas pelo caminho dentro da floresta ajuda a identificar quais as árvores que encontramos no percurso, porém, vale ressaltar a importância da sua manutenção, pois ainda é comum ocorrências de pessoas que depredam as mesmas placas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário